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A nova aeronave iniciará em breve os testes de voo e, em seguida, entrará no processo de certificação 

 

A Octans Aircraft concluiu com sucesso na semana passada os ensaios de verificação de integridade das estruturas primárias do protótipo do Cygnus, um monomotor com capacidade para 5 pessoas que foi desenvolvido e começou a ser produzido na fábrica em São João da Boa Vista (215 km de São Paulo).  A fase de ensaios em voo e a certificação da aeronave têm início, respectivamente, no segundo semestre de 2019 e em 2020.

 

O programa de ensaios foi executado à medida que os conjuntos foram liberados pela equipe de produção e atenderam aos rígidos critérios estabelecidos para o projeto. Foram executados ensaios de carga estática envolvendo empenagem horizontal e vertical, asa, flexão vertical & lateral + torção de fuselagem, berço do motor, trem de pouso de nariz, trem de pouso principal e junção asa-fuselagem.

“A conclusão desta importante etapa reforça o compromisso da Octans com a segurança e qualidade dos produtos em desenvolvimento, contando com uma equipe multidisciplinar competente, apoiada por ferramentas de engenharia de nível mundial”, disse o CEO, Milton Roberto Pereira.

 

O Cygnus possui estrutura metálica, asa alta cantilever, trem de pouso triciclo fixo, VRF noturno e IFR, painel digital Garmin touch screen, ar condicionado, cintos com airbags e interior de alto padrão.  A nova aeronave vai sair de fábrica equipada com motor Lycoming IO-540 300 hp e hélice Hartzell tripá metálica.

 

A aeronave foi desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part23 e a campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos começa em 2020, em linha com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Em termos de conforto interno, o Cygnus foi desenvolvido para oferecer uma experiência única ao usuário. O interior foi desenhado pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design e Fabricado pela F/LIST, sediada na Áustria. Entre os diferenciais, versões exclusivas com acabamento em madeira e carbono, amplo espaço para cinco ocupantes, assentos em couro com ajustes e reclínio, apoios de braço escamoteáveis, cintos com airbag, entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para laptops e smartphones.

 

No quesito aviônicos, o Cygnus é equipado com visores de voo avançados com GPS VRF WASS integrado, display de voo principal (PFD) e multifuncional (MFD), além de display opcional e sistema de indicação de motor (EIS) altamente configurável, interface touch screen e telas em tamanho 10,6 polegadas.

 

Saiba mais sobre a Octans Aircraft

Fundada em 2002, sob o nome de INPAER, a empresa já produziu e entregou 240 aeronaves experimentais. Em 2012, foi transferida para a cidade de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, e, com a entrada de novos sócios, passou por um processo de transformação, com o objetivo de migrar para o mercado de aeronaves certificadas, com foco nos mercados brasileiro e internacional. De lá para cá foram investidos R$ 80 milhões. Mais informações em. https://www.octansaircraft.com/

 

Cygnus

Performance 

Velocidade de Cruzeiro: 160 ktas

Velocidade de Estol: 60 ktas

Autonomia: 06h00

Alcance: 1780 km

Decolagem: 450 m

 

Dimensões

Comprimento: 9.40 m

Altura: 3.10 m

Envergadura: 12.20 m

 

Motor e hélice

Motor: Lycoming IO-540 300hp

Hélice: Hartzell tripá metálica

 

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