Iniciativa tem apoio da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), a Confederação Nacional de Transporte (CNT), o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA) e visa aumentar a conectividade no país em tempos de pandemia. E, ao mesmo tempo, abrir espaço para um novo negócio na era pós-Covid 19

Já está no ar uma nova plataforma digital que vai conectar empresas de táxi aéreo diretamente aos clientes para oferecer transporte de passageiros, de carga e UTI aérea em voos não regulares. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), a Confederação Nacional de Transporte (CNT), o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA) e empreendedores do setor de tecnologia. O objetivo é descomplicar o fretamento aéreo para aumentar a conectividade em um momento em que a oferta de voos regulares caiu drasticamente. Das 140 localidades atendidas pela malha aérea doméstica, hoje não chega a 50 o número de cidades servidas.

O aplicativo (https://flyadam.com.br/), também disponível nas versões Android e IOS, é simples e fácil de ser usado. Basta inserir a origem, destino, data desejada, número de passageiros e efetuar a pesquisa. O resultado traz todas as possibilidades de aeronaves com os respectivos custos e o cliente pode escolher aquela que melhor se adequar à necessidade.

“A plataforma tecnológica oferece competição e flexibilidade para que as pessoas possam conhecer as possibilidades do transporte aéreo não regular e escolher a melhor alternativa. Muitas vezes o preço não depende apenas do modelo da aeronave, mas da sua localização naquela data e até de oportunidades, como um voo de retorno em que voltaria vazio e pode oferecer ótimo custo”, explica Flávio Pires, CEO da ABAG.

A redução dos voos comerciais neste período de pandemia prejudicou a circulação de profissionais de saúde, pacientes e o transporte de cargas, em especial de medicamentos e equipamentos médicos, ficou comprometido, já que o acesso a centros urbanos mais distantes tornou-se limitado.

“Depois que tudo isso passar, acreditamos que a retomada da oferta de voos será gradual e podemos atuar como complementares ao transporte aéreo regular em muitas localidades”, disse o CEO da Abag. O executivo lembra que o país tem mais de 5.500 municípios, destes 3.500 possuem aeroportos ou pistas de pouso, e a aviação comercial, em tempos normais, atende pouco mais de 140 localidades com voos regulares.

 Atualmente, existem cerca de 120 empresas aéreas certificadas para prestar o serviço de táxi aéreo no Brasil que podem se beneficiar da tecnologia e da visibilidade que a plataforma disponibiliza. Neste primeiro momento, oito empresas já estão no aplicativo com cerca de 50 aeronaves cadastradas, mas esse número deverá crescer rapidamente.

Vale ressaltar que a plataforma digital Adam só aceita o cadastro de aeronaves homologadas pela ANAC com selo Voe Seguro. E nos primeiros 90 dias não haverá qualquer cobrança de taxa de serviço (somente o custo financeiro do uso do cartão de crédito), e assim os clientes vão pagar apenas o valor cobrado pela empresa de táxi aéreo.

 

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