Em meados de março, com a pandemia já chegando por aqui, todos nós fomos levados a trabalhar de casa. A situação que imaginávamos que duraria uns 30 dias, já se arrasta há mais de 100 dias e traz gratas surpresas, pelo menos na nossa área de comunicação. 

Em primeiro lugar, vimos a produtividade da equipe aumentar. Sem deslocamentos, o foco no trabalho foi maior por parte do time. Sobrou mais tempo para dormir e estar de pé, de banho tomado na frente do computador às 9h para abrir a lojinha. 

Já no relacionamento com os clientes, as reuniões virtuais também se mostraram não só muito mais eficientes do ponto de vista profissional, mas também ecológico. Quantas vezes eu mesma não peguei o carro e rodei diversos quilômetros para um encontro semanal que hoje é feito em 30 minutos pelo computador com muito mais objetividade. 

Nestes tempos de isolamento social todos nós também intensificamos o uso de ferramentas virtuais. Salas de reunião, drives e ferramentas diversas de compartilhamento. Tudo para agilizar e garantir que times com integrantes distantes fisicamente trabalhassem como se estivessem na sala ao lado.  Até as crianças aprenderam a usar classroom do Google, mandar e-mail e responder formulários. 

Do ponto de vista emocional, como liderança, fomos levados a olhar o outro, o colega de trabalho, o parceiro e até o cliente com maior generosidade. Um olhar de compaixão para as dores e dificuldades de cada um no dia a dia precisou ser desenvolvido, pois a situação é outra. Vivemos um momento extraordinário, contratos precisaram ser pausados, projetos foram interrompidos e cada um, à sua maneira, viveu dramas pessoais em casa que reverberaram na produtividade e na concentração. 

Certamente, nós todos saíremos diferentes do momento atual. Muito do que estamos fazendo hoje vai se tornar prática corrente quando passar a necessidade de isolamento social. Mas no fundo no fundo a gente sente falta daquele cafezinho compartilhado, do bate-papo para quebrar o gelo antes de uma reunião e todo o calor humano que é parte da nossa essência de brasileiros.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2020 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?