Com o aumento da demanda, a profissão ganhou cada vez mais escopo, principalmente em regiões mais afastadas dos centros e que nem sempre contam com agências bancárias

São Paulo, 21 de agosto de 2023 – Você sabe o que faz um correspondente bancário? Para começar, trata-se de uma empresa não bancária (Pessoa Jurídica) que atua como intermediária entre os bancos e os clientes. Esses profissionais devem ser certificados por entidades de reconhecida capacidade técnica, por determinação do Banco Central para que possam prestar serviço. Em todo país, estima-se que hoje existam 400 mil empresas com esse perfil que geram mais de 1,7 milhão de postos de trabalho.

O Brasil tem mais de 5.550 municípios e, de acordo com o Banco Central, mais de 43% das dessas cidades não têm nenhuma agência bancárias disponível e, mesmo com as criações dos bancos digitais, um estudo feito pela TIC Domicílios, em 2022, apontou uma ausência de conexão à internet em mais de 15 milhões de residências no Brasil. Ou seja, o acesso aos serviços bancários é ainda escasso no país.

E é aí que entra o correspondente bancário, atuando não apenas como um facilitador, mas também trazendo acesso a todos os serviços disponíveis, como pagamento de contas, pagamentos de bolsas e benefícios sociais do Governo, empréstimos e etc. Apesar de estar muito vinculado à concessão de crédito e aos empréstimos, um correspondente bancário também assume outros serviços, como:

 

  • Pagamento de bolsas e benefícios sociais do Governo;
  • Receber pagamentos de contas e faturas de qualquer natureza;
  • Saques e depósitos em contas bancárias;
  • Efetuar pagamentos de boletos e transferências eletrônicas;
  • Realizar serviços de cobrança e ordens de pagamento;
  • Fornecer cartão de crédito e débito para aposentados e trabalhadores – que estarão sob a responsabilidade do banco ou da instituição que contratou o correspondente;
  • Operações de câmbio;
  • Receber e encaminhar propostas de aberturas de contas;

 

Mais sobre a Associação Nacional dos Profissionais e das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps):

As empresas promotoras de crédito e correspondentes no país atuam de forma independente como terceirizadas, contratadas pelos bancos e financeiras, para prestar serviços financeiros fora das agências. Estes profissionais são autorizados pelos bancos e financeiras para oferecer empréstimos, financiamentos e recebimentos de pequenas contas, como água, luz, telefone entre outros, além do pagamento de 57% dos benefícios sociais, como aposentadoria e Bolsa Família. Segundo o site do Banco Central do Brasil, existem mais de 374 mil postos de atendimento ao consumidor. Um segmento econômico que gera cerca de 1,7 milhão de postos de trabalho.

A Aneps foi criada em 2001 para representar os interesses dessas empresas e obter o reconhecimento como categoria importante na cadeia produtiva. Neste ano, a entidade comemora 22 anos de defesa na luta pela valorização do segmento de correspondentes, com mais de 1,5 milhão de certificações feitas.

Para mais informações, acesse www.aneps.org.br.

 

Informações para a imprensa

Egom PR Agency – (11) 3666 7979

Marcela Matos (11) 98447 1756

Sala de imprensa: https://egom.com.br/press-releases/

E-mail: egom@egom.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?