Com possibilidade de redução dos ganhos, os investimentos em novas áreas de pasto foram suspensos e pecuaristas buscam agora investir na recuperação e na manutenção de pastagens
São Paulo, 05 de setembro de 2023 – O arroba do boi gordo apresentou queda de 20%, levando pecuaristas a rever estratégias de médio e longo prazo, na última semana de agosto. Uma das mudanças é com relação a implantação de novas áreas de pastagens: a saída será recuperar as áreas já existentes, conforme indicam especialistas do segmento. Sugere-se ainda considerar aproveitar a área e investir também no plantio de outras culturas.
A quantidade de gado por hectare, falta de chuvas e mudanças climáticas bruscas são grandes fatores de degradação do pasto, e que se repetem comumente. Uma análise econômica, desenvolvida por agrônomos, aponta um custo 3 vezes maior da implantação da pastagem em comparação com o investimento na recuperação, que dispensa as atividades de dessecação, uso de grade, subsolagem e semeadura.
“Com a queda da cotação da arroba do boi, vemos que o óxido de cálcio e magnésio vem para ajudar os pecuaristas aflitos. Ele pode intensificar 50 ou 60% dessa área, aplicando o óxido de cálcio e magnésio. Esses óxidos aumentam o perfilhamento e promovem uma rebrota rápida, aumentando a taxa de lotação e concentrando mais gado numa mesma área”, disse Renato Foroni, Engenheiro Agrônomo Especialista da Fertimacro.
Segundo o Engenheiro Agrônomo, é a melhor alternativa para aumentar a produtividade de massa verde por hectare, bem como a taxa de lotação em uma área menor. Foroni aponta ainda que um outro caminho econômico para o produtor seria explorar a área com o plantio de uma outra cultura, como o milho, de acordo com o atual período de cultivo, com a ideia de não ficar refém apenas da arroba do boi, diversificando seu ramo de negócios e tendo outra fonte de renda.
Saiba mais sobre a Fertimacro
A Fertimacro é uma das divisões agrícolas da Caltec, empresa focada na produção e no desenvolvimento de fertilizantes a base de óxidos, que melhoram o solo e a produtividade da lavoura. Nossos produtos visam nutrição para lavouras vigorosas e produtivas, oferece nutrientes secundários em um único grão, que garantem sanidade e lucratividade da lavoura. Mais informações em www.fertimacro.com.br
Saiba mais sobre a Caltec
A Caltec Química Industrial atua no fornecimento de insumos e serviços para diversos setores da indústria de base, como termelétricas, usinas de cana, indústrias de fertilizantes, indústrias cerâmicas, siderúrgicas e agronegócio. A linha de produtos Caltec é reconhecida nacionalmente pela qualidade, inovação tecnológica e pelos atributos exclusivos que possui. As marcas da Caltec têm alta qualidade e atendem a todos os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também da Associação Mercosul de Normalização (AMN).
A Caltec possui reservas minerais de mais de 500 milhões de toneladas, com características únicas. O parque industrial movimenta mais de 1,5 milhão de toneladas anuais entre matérias-primas e produtos. Adequado às atuais exigências de sustentabilidade, utiliza fontes renováveis e conquistou a autossuficiência energética. Mais informações em https://caltec.com.br/
Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: www.egom.com.br
E-mail: egom@egom.com.br