• Lucro do Grupo extraordinariamente intenso no ano do 175º aniversário
  • Dividendo proposto de 63 euros por ação
  • Perspectiva: a normalização gradual dos resultados é esperada

A Hapag-Lloyd publicou esta semana  seu relatório anual referente a 2022, ano de seu 175º aniversário. Segundo o relatório, o EBITDA da Hapag-Lloyd aumentou para 20,5 bilhões de dólares (19,4 bilhões de euros). O EBIT aumentou para 18,5 bilhões de dólares (17,5 bilhões de euros), e o faturamento do grupo aumentou para 18 bilhões de dólares (17 bilhões de euros).

“No geral, deixamos para trás um 2022 muito bem-sucedido, com resultados excepcionalmente fortes. Isto nos permitiu reforçar mais uma vez a nossa resiliência financeira e estrutura patrimonial. Além disso, melhoramos a qualidade de serviço para nossos clientes, e investimos em terminais e infraestrutura, assim como na eficiência de nossa frota. Contudo, os preços – como o de combustíveis, navios fretados e manuseamento de contêineres – aumentaram de forma significativa”, disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd AG.

O faturamento aumentou para 36,4 bilhões de dólares (34,5 bilhões de euros). Isso pode ser atribuído principalmente a um aumento na taxa média de frete, para 2,863 USD/TEU (2021: 2,003 USD/TEU). Entretanto, pelo final do ano, a taxa de frete havia diminuído consideravelmente devido ao descongestionamento em portos e menor demanda. O volume de transportes permaneceu a par com os níveis do ano anterior, em 11.8 milhões TEU (2021: 11.9 milhões TEU), devido à sobrecarga das cadeias de abastecimento. Ao mesmo tempo, a inflação alta foi claramente perceptível nos custos por unidade. Os gastos com transporte cresceram em 18,5%, para 14,5 bilhões de dólares (13,7 bilhões de euros).

Devido ao faturamento excepcionalmente forte do Grupo, o valor de equidade cresceu para 28 bilhões de euros, e o índice de equidade subiu para além de 70%. Por esses motivos, o Conselho Administrativo e o Conselho de Fiscalização da Hapag-Lloyd AG decidiram propor para a Reunião Anual Geral que um dividendo de 63 euros por ação seja pago para o ano fiscal de 2022 – o que corresponde a um pagamento total de 11.1 bilhões de euros.

Olhando adiante, a Hapag-Lloyd espera a normalização gradual dos lucros no ano fiscal de 2023 em curso. Espera-se que o EBITDA esteja na faixa de 4,3 a 6,5 bilhões de dólares (4 a 6 bilhões de euros) e o EBIT na faixa de 2,1 a 4,3 bilhões de dólares (2 a 4 bilhões de euros). Entretanto, essa previsão permanece sujeita a uma incerteza considerável, devido a guerra em curso na Ucrânia e outros conflitos geopolíticos, assim como os impactos do alto índice inflacionário.

“Iniciamos esse ano fiscal de forma decente, mas a economia esfriou e uma diminuição significativa de lucros ainda é inevitável. Então, continuaremos a agir de forma flexível no mercado e a prestar atenção em nossos custos. Além disso, trabalharemos de forma intensa para formular uma estratégia que seguiremos até 2030. Qualidade e sustentabilidade continuaram a ter a maior prioridade para nós, assim como a segurança e o bem-estar de nossos funcionários,” disse Rolf Habben Jansen.

Os números detalhados do ano completo de 2022, incluindo notas explicativas relativas às medidas de desempenho EBITDA e EBIT aqui referidas, podem ser encontrados na seção de download do relatório anual digital.

Sobre a Hapag-Lloyd

Com uma frota de 252 navios porta-contêineres modernos e uma capacidade total de transporte de 1,8 milhão de TEU, a Hapag-Lloyd é uma das principais companhias marítimas do mundo.  A empresa tem cerca de 14.500 mil funcionários e 400 escritórios em 137 países.  A Hapag-Lloyd tem uma capacidade de contêineres de aproximadamente 3,0 milhões de TEU – incluindo uma das maiores e mais modernas frotas de contêineres frigoríficos. Um total de 123 serviços de transatlânticos em todo o mundo garantem conexões rápidas e confiáveis entre mais de 600 portos em todos os continentes. Um total de 126 serviços de linha em todo o mundo garante conexões rápidas e confiáveis entre mais de 600 portos em todos os continentes. A Hapag-Lloyd é uma das principais operadoras nos negócios Transatlântico, Oriente Médio, América Latina e Intra-América. Mais informações em https://www.hapag-lloyd.com/

Egom PR Agency – (11) 3666 7979

Marcela Matos (11) 98447 1756