Segmento de ground handling aponta autorregulamentação como um dos caminhos para aumentar a eficiência

Ocorreu ontem (2.12), em Brasília, o Airport National Meeting 2021, em formato presencial, que discutiu os 10 anos de privatização aeroportuária. Organizado pela Aneaa (Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos), contou com a participação do Ministro da Economia Paulo Guedes e de diversas autoridades da aviação. O tom dos debates foi de otimismo e de avanços no setor aeroportuário. 

Na abertura do evento, o Ministro Paulo Guedes falou dos avanços do país, apesar da pandemia, e ressaltou os passos dados no segmento aeroportuário. “Quero parabenizar o setor (aeroportuário) por ter mergulhado no capitalismo com as privatizações.”

Nos últimos 10 anos, 44 aeroportos foram concedidos à iniciativa privada e com a sétima rodada serão mais 16 aeroportos. Ao todo, em outorgas, foram arrecadados mais de R$ 43 bilhões e os investimentos somam R$ 28,5 bilhões, gastos em modernizações e reformas. Pelos aeroportos privatizados passam todos os anos 220 milhões de passageiros e o sistema gera 150 mil empregos diretos. 

Para Ricardo Miguel, presidente da Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) e que esteve presente no evento, o momento é de avanços agora. “Dez anos de desestatização dos aeroportos representaram sucesso contínuo do modal aéreo. É hora do “ground service provider” (nome global dos provedores de serviços em solo) colaborar com o setor e se submeter à certificação de regularidade em serviços auxiliares ao transporte aéreo, num programa de autorregulamentação voluntário”, disse Miguel. 

Num modelo que vem do desdobramento do recente projeto de regulação responsiva da ANAC, a Associação se prepara para o lançamento no início de 2022 de um sistema que vai certificar as empresas de serviços em solo, facilitando o trabalho de quem contrata, ou seja, companhias aéreas e aeroportos, ao apontar as empresas que investem em capacitação dos colaboradores, segurança e qualidade operacional e, claro, garantem o recolhimento das obrigações trabalhistas e tributárias. O setor é intensivo em mão de obra.

 

Informações para a imprensa

Egom PR Agency – (11) 3666 7979

Marcela Matos (11) 98447 1756

Sala de imprensa: www.egom.com.br

E-mail: egom@egom.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?