Startups já nascem com conselhos consultivos

Decisão de contar com um time de conselheiros independentes não leva mais em conta o tamanho da empresa ou a aŕea de negócios; empreendedores já compreenderam a importância de não seguirem sozinhos com as decisões estratégicas da empresa

Muitas startups brasileiras já estão sendo criadas com um conselho consultivo para ajudar na condução dos negócios. Se no passado, contar com um conselho administrativo ou mesmo consultivo era algo restrito às grandes empresas, hoje pequenas e médias  empresas estão vendo que isso pode fazer toda a diferença no sucesso do empreendimento.

“O conselho é o guardião da empresa, é ele que ajuda a companhia ter um olhar a curto, médio e longo prazos, fazer a estratégia, monitorar e incentivar a empresa a ter boas práticas de governança”, disse Geovana Donella, conselheira de várias empresas familiares, entre elas Merheje, líder na fabricação de acessórios para cuidados pessoais.

Em geral, a trajetória do empreendedor é muito solitária, mas tudo muda quando ele descobre que pode contar com um time de conselheiros, profissionais experientes, vividos. “Gente que já esteve em todas as cadeiras, já viveu, já errou e agora está pronta para participar daquela empresa, ajudar a criar a estratégia para aquele negócio e monitorar, o que é fundamental”, afirma. Geovana participou na manhã de ontem, quinta-feira, (09.11) de um painel de debates sobre Governança Corporativa na Era Digital, promovido pela Exec, no Cubo, em São Paulo.

Os conselhos podem ser consultivos ou administrativos, a principal diferença é que os administrativos incluem responsabilidade fiduciária aos conselheiros, sendo muito usados nas companhias abertas, e os consultivos não. Geralmente, os conselhos consultivos têm formação mais diversa e reuniões mais curtas, 4 horas, a cada mês, ou até a cada três meses. E mais, exibem uma formação mais diversa, devendo abrir profissionais com especialização nas áreas de finanças, tributação, governança corporativa, inovação e jurídica, entre outros.

Se houver interesse no assunto, Geovana Donella está à disposição para entrevistas e ainda podemos indicar startups com conselhos formados para ilustrar a pauta.

Geovana Donella é conselheira em diversas empresas familiares, entre elas Merheje, SUHAI Seguros e Grupo QG, e especialista em Governança Corporativa e Gestão de Empresas. Atuou como Presidente do Cel Lep, como COO (Chief Operation Officer) do Grupo Multi Holding (atual Pearson) e Superintendente da Alcoa Alumínio. É mentora da Exame PME e Mentora da Liga Empreendedores Insper. Atualmente, é membro do Comitê de Conselhos de Administração do Instituto de Governança Corporativa – IBGC e  professora de Governança Corporativa em vários MBA’s no Brasil. Geovana é bacharel e licenciada em Matemática, pós-graduada em Administração Industrial pela POLI-USP, tem MBA em Gestão de Franquias pela FIA e Conselheira de Administração pelo IBGC.

 

Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979/ 3666 7981
Daya Lima (11) 98207 5278
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: https://egom.com.br/press-releases/ (Novo!)
E-mail: egom@egom.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?