Conselheira de administração de várias empresas revela porque se tornou uma “defensora presença da mulher nos altos cargos de administração”

Primeira mulher a ocupar o cargo de superintendente da Alcoa no mundo, presidente de várias empresas e hoje consultora de administração de diversas outras, Geovana Donella conta que quando começou tinha que trabalhar dobrado para provar que era tão eficiente quanto um colega do sexo masculino. Hoje, o cenário é outro

Um convite para se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de superintendente da Alcoa no mundo fez a executiva Geovana Donella se transformar em defensora da presença da mulher nos altos cargos de administração das empresas. Geovana, hoje conselheira de administração de várias empresas e especialista em Governa Corporativa, conta que estava em uma outra empresa quando recebeu o convite da Alcoa e, apesar de atraente, não aceitou de imediato. “Só decidi aceitar quando, três meses depois, me procuraram de novo com a oferta e me disseram que eu seria a primeira mulher no mundo a ocupar aquele posto”, explica. Geovana foi superintendente da Alcoa por oito anos.

Na visão da executiva, há 20 anos, uma mulher tinha que trabalhar dobrado para provar que era tão capaz quanto um homem. Hoje, o cenário é outro. O trabalho é medido mais através da meritocracia, do cumprimento das metas e de outras métricas.

Ao mesmo tempo, já se sabe que a presença feminina nos altos cargos de administração de uma empresa ainda é pequena. Pesquisas mostram, segundo ela, que as mulheres ocupam 22% dos cargos gerenciais no Brasil, mas no nível de diretoria apenas 9% dos postos são ocupados por elas. “Isso também tem relação com o ciclo de vida da mulher, que inclui casamento, filhos e tudo mais, e a opção profissional de cada uma”, explica.

Resultados melhoram com a presença feminina

De toda forma, no mundo inteiro, a presença feminina no alto comando das companhias é vista hoje como muito positiva para os resultados. Segundo a executiva, um estudo da Catalyst mostra que a diversidade eleva o lucro. Empresas que têm forte presença feminina no conselho apresentam resultados até 40% superiores aos concorrentes. “As características do homem e da mulher são diferentes na hora de tomar decisão, juntos o resultado é comprovadamente melhor.” A Catalyst é uma organização sem fins lucrativos global que trabalha com CEOs para fomentar a presença feminina no ambiente de trabalho.

No Brasil, do total de cadeiras em Conselhos de Administração existentes, apenas 7% são ocupadas por mulheres. Se forem excluídas as acionistas, o percentual cai para 3%. Em uma empresa, independente do porte ou da área de negócios, o papel do conselho é ser é o guardião da empresa, é ele que ajuda a companhia ter um olhar a curto, médio e longo prazos, fazer a estratégia, monitorar e incentivar a empresa a ter boas práticas de governança.

Geovana Donella é conselheira de administração em diversas empresas familiares, entre elas Merheje, SUHAI Seguros, Grupo QG, Centro Oncológico de Niterói (CON) e Verbo Comunicação, onde é Presidente do Conselho Consultivo. Geovana é especialista em Governança Corporativa e Gestão de Empresas, atuou como Presidente do Cel Lep, como COO (Chief Operation Officer) do Grupo Multi Holding (atual Pearson) e Superintendente da Alcoa Alumínio. É mentora da Exame PME e Mentora da Liga Empreendedores Insper. Atualmente, é membro do Comitê de Conselhos de Administração do Instituto de Governança Corporativa – IBGC e  professora convidada de Governança Corporativa em vários MBA’s no Brasil. Geovana é bacharel e licenciada em Matemática, pós-graduada em Administração Industrial pela POLI-USP, tem MBA em Gestão de Franquias pela FIA e Conselheira de Administração pelo IBGC.

Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979/ 3666 7981
Daya Lima (11) 98207 5278
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: http://egom.com.br/press-releases/
E-mail: egom@egom.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?