Demora de até dois anos para a entrega de aeronaves novas aqueceu o mercado de seminovos em todo o mundo. VKN Aviation deve fechar 2022 com crescimento de 50% no volume de importações, pois ampliou o leque de países pesquisados para trazer aeronaves com maior agilidade aos clientes
O mercado de aviação está aquecido e a demora para a entrega de uma aeronave nova chega a 24 meses. Por conta da elevada demanda, a busca por aeronaves usadas cresceu exponencialmente e a VKN Aviation tem prospectado internacionalmente mais oportunidades, enviando seus consultores in loco para acompanhar todo o processo, que inclui a checagem, inspeção, teste da aeronave, documentação, seguro, handling, traslado e por fim acompanhamento da VTI, vistoria inicial da aeronave para posterior nacionalização no Brasil.
“As aeronaves mais simples podem ser encontradas imediatamente, mas para os modelos King Air e Phenom, por exemplo, no Brasil podemos levar seis meses para encontrar uma opção, enquanto no exterior esta espera cai para 60 dias com a aeronave entregue e nacionalizada”, afirma Leonardo Batista Bezerra, diretor da VKN Aviation.
Um dos principais diferenciais da VKN está no amplo networking mundial bem como o acompanhamento in loco desta compra. Além do mercado americano, as aeronaves chegam da Alemanha, África do Sul, México e Panamá. Em paralelo à busca, a VKN também apoia o cliente com soluções locais para redução de impostos da importação e também opções de financiamentos através das sólidas parcerias que possui com tradings e bancos.
Após a identificação de uma aeronave potencial, os consultores especializados são enviados para a cidade de origem para uma verificação completa da aeronave e de todos os seus documentos. Este passo é muito importante para que a aeronave consiga ser importada sem nenhuma surpresa no processo de importação.
Após o de acordo do cliente na opção encontrada, a VKN segue então para o processo de negociação e aquisição da aeronave e posteriormente acompanha também todo o processo de vistoria pré-compra, em que novamente serão verificados todos os itens da aeronave e emitidos os documentos necessários para exportação da aeronave do seu país de origem para o Brasil.
“Quando esta aeronave pousa no Brasil, segue para uma oficina parceira para fazer a nacionalização. Esta é uma operação que somente a VKN oferece, com atendimento individualizado e integral para o cliente. Ao receber sua aeronave, tem a certeza de que foi inspecionada, testada e está com a documentação em dia”, afirma Leonardo.
Aos clientes que desejam vender suas aeronaves no Brasil, a VKN também consegue oferecer uma solução bastante interessante que é pegar a aeronave sob consignação, reduzindo assim os custos fixos para aquele cliente que já decidiu se desfazer de sua aeronave. Neste formato, a VKN se responsabiliza pela hangaragem, toda a publicidade para anúncios, voos de demonstração a possíveis interessados, entre outras ações no objetivo de efetuar uma venda em curto prazo.
Até o mês de agosto, a VKN Aviation já trouxe ao país mais de 15 aeronaves, sendo o modelo King Air responsável por mais de 70% deste total. A mesma quantidade foi importada no ano passado, por isso a expectativa é fechar 2022 com um crescimento de 50% no volume de importações realizadas.
“O modelo mais procurado é o King Air e a maioria dos nossos clientes é do agronegócio e está em busca de mobilidade. A aeronave é a preferida pela capacidade de pousar em pistas não pavimentadas e por conseguir transportar até 10 passageiros, dependendo de sua versão”, afirma o CEO, Alexandre Macedo.
Sobre a VKN
A VKN Aviation é especializada em compra e venda de aeronaves. Trabalha com uma ampla rede com potenciais compradores/vendedores/
Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979
Marcela Matos (11) 98447 1756
Ariadne Gattolini (11) 97391-1774
Sala de imprensa: www.egom.com.br
E-mail: egom@egom.com.br