Das 696 unidades visitadas nos estados do Amazonas, Pará e Paraíba nenhuma disponibilizava rede wi-fi, impossibilitando o uso da internet para fins pedagógicos em equipamentos portáteis

São Paulo, 4 de abril de 2023 – O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), presidido pelo conselheiro Vicente Aquino, da Anatel, já vistoriou 696 escolas na segunda fase do projeto Aprender Conectado de um total de 2.323 unidades nos estados do Amazonas, Pará e Paraíba.

A visita é a primeira etapa para inclusão das escolas no projeto Aprender Conectado, que fornecerá internet banda larga, rede wi-fi e kits de informática para instituições públicas de ensino de todo o Brasil. A vistoria constatou que, das escolas visitadas até agora, 9% não têm internet, 21% têm velocidade de internet suficiente, 70% apresentam velocidade de internet insuficiente e nenhuma dispõe de wi-fi, o que inviabiliza o uso da internet para fins pedagógicos

Nessa etapa estão sendo vistoriadas outras 967 escolas no Amazonas, nas cidades de Manaus, Manicoré e Tabatinga, 1.059 no Pará, nos municípios de Afuá, Breves, Portel, Porto de Moz e Santarém, e 297 em João Pessoa, capital da Paraíba, totalizando 2.323 escolas públicas no Norte e Nordeste do Brasil. Os critérios de escolha levaram em conta municípios com maior número de escolas desconectadas e que possuam estrutura de rede em fibra. Foram incluídas todas as escolas dos municípios listados, até mesmo as que não possuem energia.

“Com essas novas visitas, estamos indo para a segunda etapa do Aprender Conectado, um projeto que vai transformar a vida dos alunos, dos professores e da comunidade como um todo, ao permitir que crianças de escolas públicas recebam uma educação conectada. Com Internet banda larga, kits de informática, capacitação dos professores, vamos mudar a realidade desses jovens e a história da educação no Brasil”, explica Vicente Aquino.

O projeto Aprender Conectado está finalizando a fase piloto, quando foram escolhidos dois municípios em cada uma das cinco regiões do país, totalizando 177 escolas públicas e aproximadamente 32 mil alunos, que receberão equipamentos de informática e terão melhores condições de aprendizagem com rede wi-fi e internet de alta velocidade.

Na fase piloto estão sendo contempladas escolas nas seguintes localidades: No Norte, Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO); no Nordeste, Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE); no Centro-Oeste, Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO); na região Sudeste, Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ), e na região Sul, Entre Rios (SC) e Coronel Domingos Soares (PR).

Toda a parte operacional do projeto Aprender Conectado está sendo executada pela Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (EACE), ligada ao GAPE. “Nosso desafio à frente da EACE é garantir que cada centavo dos recursos seja destinado a levar a internet aos estudantes e transformar a vida de toda a comunidade”, afirma Paula Martins, CEO da EACE, eleita pelas empresas vencedoras do leilão do 5G para um mandato de três anos.

Entenda o projeto Aprender Conectado

O projeto o projeto Aprender Conectado surgiu com o Edital do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.

O Aprender Conectado atenderá escolas em todo o País, incluindo as situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos, garantindo conexão com alta velocidade, mesmo para aquelas que não possuem energia, com internet banda larga, rede wi-fi e kits de informática.

Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE), composto pela Anatel, ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefonica, dona da marca Vivo, e TIM, que criaram a Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (EACE), responsável pela execução do projeto. O GAPE é presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, e tem a missão de dar as diretrizes e fiscalizar a Eace.

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