Depois de um ano praticamente parado, o segmento de intercâmbio começa a retomar o embarque de brasileiros para estudar no exterior. Alguns estão viajando já esse mês com objetivo de chegar no destino, se preparar para os começos de cursos que acontecem no segundo semestre e até, em alguns destinos, aproveitar para tomar a vacina contra a Covid

Depois de mais de um ano parado, o segmento de intercâmbios começa a retomar as atividades com o embarque dos primeiros brasileiros para estudar no exterior. Vários estão indo agora em maio já que muitos programaram para agosto o início do programa. Antes da pandemia, todos os anos cerca de 365 mil brasileiros embarcavam para o exterior em programas de intercâmbio, segundo a BELTA – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio.

A mineira Natalia Borges, 22 anos, estudante de Arquitetura, embarcou na semana passada e vai passar 12 semanas em Nova York. Ela se matriculou em um programa de intercâmbio com o objetivo de aperfeiçoar o inglês. “Minha vontade de fazer intercâmbio surgiu na pandemia, há um ano mais ou menos. Fechei o contrato em novembro, mas como a pandemia se prolongou por mais tempo do que o planejado tive que adiar minha viagem que era para o começo do ano.”

Ontem, dia 25 de maio foi a vez de Lays Paxx, 32 anos, profissional da área de Marketing, moradora de Brasília, embarcar para Toronto no Canadá. É o segundo programa de intercâmbio de Lays, no primeiro foi para a Austrália, e já voltou ao Brasil decidida a repetir a experiência. “Antes da pandemia chegar, eu já havia decidido que eu ia para o Canadá. Quando a pandemia chegou eu fiquei um pouco preocupada se havia ainda possibilidade de realizar esse curso ainda no ano de 2021. Mas mesmo assim eu acreditei, tive fé e continuei com meus planos”, disse Lays.  Ela vai fazer um curso de dois anos na área de Hospitality, seguido de estágio nas áreas de hotelaria, gestão em turismo e eventos.

Com o fechamento das fronteiras, crise econômica e medidas de isolamento social, os programas de estudo e trabalho no exterior foram praticamente suspensos em todo o mundo. Agora, com o avanço da vacinação, o setor começa a retomar as atividades e estudantes brasileiros já estão de malas prontas para embarcar para uma experiência em outro país.

“Estamos vendo a demanda crescer dia após dia e acreditamos em uma retomada acelerada a partir do segundo semestre e para 2022”, disse Alexandre Pucci, que há mais de 25 anos trabalha no segmento de programas de intercâmbio. Ele acredita que os países que ainda permanecem com as fronteiras fechadas vão abrir com o avanço da vacinação e com a retomada da economia, que faz crescer a demanda por mão de obra dos estudantes. Em muitos países, os programas são de estudo e trabalho.

“O fator mão de obra está começando a mostrar a falta que o estudante internacional faz em especial em Hospitality e áreas da saúde. Algumas medidas como aumento da permissão de horas trabalhadas em alguns setores para os atuais estudantes que já estão no país, mostram que a necessidade não está sendo atendida só por quem está lá”, disse Pucci.

Alexandre Pucci da Information Planet acredita na retomada dos programas ainda este ano para destinos como Canadá, Irlanda, EUA e Reino Unido.  Os demais destinos, como a Austrália, devem ficar para 2022.

Saiba mais sobre a Information Planet

A Information Planet é uma agência de educação internacional que é especializada em programas de intercâmbio em países como Austrália, Canadá, Irlanda, EUA, Nova Zelândia, Reino Unido e Malta. Tem parceria com mais de 500 escolas e possui agências receptivas para os estudantes brasileiros na Austrália e no Canadá. Ao todo já enviou mais de 50 mil brasileiros para programas de educação, cultura e experiência.

Fundada em 1996, a Information Planet nasceu na Austrália pelas mãos de um estudante que passou por todas as fases de um intercâmbio. Depois de viver uma experiência incrível, ele quis facilitar a vida de quem busca uma vivência semelhante. Hoje, mais de 20 anos depois, a equipe é formada exclusivamente por ex-intercambistas e a Information Planet oferece assessoria completa em todas as etapas do programa. Mais informações em https://www.informationplanet.com.br/

 

Informações para a imprensa

Egom PR Agency – (11) 3666 7979/ 3666 7981

Daya Lima (11) 98207 5278

Marcela Matos (11) 98447 1756

Sala de imprensa: www.egom.com.br

E-mail: egom@egom.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?