• Leonardo comprou 100% da companhia suíça de helicópteros Kopter da Lynwood

• CEO da Leonardo: “Nós confirmamos nosso compromisso de fortalecer o core business da Leonardo e manter nossa liderança em áreas-chave. Com esta aquisição, incorporamos habilidades e tecnologias inovadoras que complementarão as nossas e também contribuirão para nos manter na vanguarda da inovação e da competitividade, mantendo nossa solidez financeira.”

• Fechamento da transação acontecerá no primeiro quadrimestre de 2020

 

Leonardo assinou um contrato com a Lynwood (Schweiz) AG para adquirir 100% do Kopter Group AG (Kopter). Essa iniciativa, divulgada ontem (28.01), permite que a Leonardo fortaleça ainda mais sua liderança e posição mundial no setor de aeronaves rotativas; alavancando a inovação, novos recursos e habilidades de engenharia que foram desenvolvidos pela jovem e ágil empresa suíça. O SH09, novo helicóptero monoturbina da Kopter, combina perfeitamente com a gama de produtos de ponta da Leonardo, oferecendo oportunidades para futuros desenvolvimentos tecnológicos.

 

As competências da companhia suíça impulsionarão desenvolvimentos futuros em direção a tecnologias, capacidades e desempenhos de missão mais disruptivos, incluindo soluções inovadoras de propulsão híbrida / elétrica. A aquisição substitui o investimento planejado para o desenvolvimento de um helicóptero monoturbina. Com a Divisão de Helicópteros da Leonardo, a Kopter vai atuar como uma entidade legal autônoma e um centro de competência, trabalhando coordenadamente.

 

O preço de compra, em dinheiro e sem dívidas, consiste em um componente fixo de US $ 185 milhões mais um mecanismo de ganho vinculado a determinados marcos ao longo da vida do programa, a partir de 2022. O fechamento da transação está sujeito a certas condições e deve ocorrer durante o primeiro trimestre de 2020.

 

Alessandro Profumo, CEO da Leonardo CEO, disse: “Com este acordo, confirmamos nosso compromisso de fortalecer os principais negócios da Leonardo e de manter nossa liderança em áreas-chave. Com esta aquisição, vamos incorporar habilidades e tecnologias inovadoras que complementarão as nossas e também contribuirão para nos manter na vanguarda da inovação e da competitividade, mantendo nossa solidez financeira.”

 

Gian Piero Cutillo, diretor administrativo da Leonardo Helicopters, disse: “Estamos orgulhosos de receber esta empresa inovadora como parte integrante do nosso negócio mundial de helicópteros.  A Kopter complementa perfeitamente o nosso portfólio de produtos existente, adicionando uma aeronave de rotor promissora que se beneficiará muito de nosso know-how industrial, experiência em serviços e treinamento e rede comercial.”

Marina Groenberg, CEO da Lynwood, declarou: “A Lynwood está muito orgulhosa de ter apoiado fortemente o desenvolvimento do Kopter e seu programa SH09 nos últimos 10 anos. Agora é o momento certo para Leonardo assumir, pois eles são uma combinação perfeita para a Kopter nesta fase de desenvolvimento.”

 

O CEO da Kopter, Andreas Loewenstein, disse: “A Kopter está muito animada por ter ganhado com Leonardo um investidor industrial sólido. Na Leonardo, temos o apoio para finalizar nosso desenvolvimento em várias frentes, mantendo a capacidade de permanecer pioneiros e ágeis no segmento de monomotores como somos.”

 

Para a transação, Leonardo foi assessorada pela EY e Gatti Pavesi Bianchi. Lynwood teve a assessoria de HoganLovells.

 

Sobre a Kopter 

Baseada principalmente na Suíça, a Kopter está em operação desde 2009, originalmente designada Marenco SwissHelicopter e mais tarde renomeada como Kopter Group AG em 2018. O novíssimo programa de helicóptero SH09 monoturbina foi lançado para trazer novas capacidades e design moderno para o mercado de aviação civil com uma plataforma mais econômica / versátil. O SH09 combina as mais recentes tecnologias disponíveis e recursos de segurança, oferecendo excelente desempenho a um custo acessível para uma variedade de aplicações.

 

Combinada com excelentes habilidades de engenharia e agilidade e uma arquitetura modular adequada para desenvolvimentos futuros em direção a tecnologias mais disruptivas, capacidades de missão e desempenho, incluindo opções híbridas / elétricas, a aquisição da Kopter permitirá que Leonardo dê mais importantes passos em direção a uma gama ainda maior de ofertas e pegada de mercado.

 

No Brasil a Kopter é representada e distribuída pela Gualter helicópteros, tradicional empresa que que ao longo de sua história conquistou a credibilidade junto ao mercado brasileiro.

 

Sobre Leonardo 

Entre os dez principais players mundiais em aeroespacial, defesa e segurança, é a principal empresa industrial de alta tecnologia da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios (Helicópteros; Aeronaves; Aeroestruturas; Eletrônica; Segurança cibernética) Leonardo tem uma presença significativa de fabricação na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também opera através de subsidiárias como Leonardo DRS (eletrônica) e joint ventures e parcerias: Telespazio, Thales Alenia Space e Avio (space); ATR (aeronave regional); e Elettronica e MBDA (sistemas eletrônicos e de defesa). Listado na Bolsa de Milão (LDO), em 2018, Leonardo registrou receitas consolidadas de € 12,2 bilhões e investiu € 1,4 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. O Grupo faz parte do Dow Jones Sustainability Index (DJSI) desde 2010 e tornou-se líder da indústria do setor aeroespacial e de defesa em 2019.

 

Informações para a imprensa

Egom PR Agency – (11) 3666 7979/ 3666 7981

Daya Lima (11) 98207 5278

Marcela Matos (11) 98447 1756

Sala de imprensa: https://egom.com.br/press-releases/

E-mail: egom@egom.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2020 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?