A preocupação inicial quase sempre é o processo sucessório, mas empresários trazem outros problemas na relação entre a família e o negócio

 

Em busca de melhorias na gestão e nos resultados, muitas empresas familiares estão implantando programas de Governança Corporativa. A preocupação principal costuma ser o processo sucessório, mas conflitos e dificuldade de separação entre a família e empresa também incomodam. Se no passado, estas empresas eram alheias a estas práticas, agora, muitas já vêm valor agregado na Governança Corporativa e conseguem antever os benefícios.

 

“Preocupados com a sucessão, mesmo que ainda esteja longe, donos de empresas familiares já entenderam que é preciso separar a família, da propriedade e da gestão, definindo o papel de cada um”, afirma Geovana Donella, especialista em Governança Corporativa e conselheira de administração de várias empresas familiares.

 

Normalmente, a preocupação inicial está na preparação da sucessão, mas logo os empresários percebem que ao implantar um sistema capaz de ajudar na organização da família vai ajudar na transição no futuro e dar vida longa ao negócio.

 

“Levar a Governança Corporativa a empresas familiares não é tarefa fácil, pois cada família tem a própria dinâmica e o especialista tem que entrar neste universo, ganhando a confiança de todas as partes e ajudando encontrar o propósito da família e do negócio”, explica Geovana.  Muitas vezes o trabalho vai envolver a criação de comitê de sócios, realização de assembleias e uma série de conversas difíceis.

 

Geovana Donella explica que muitas vezes a família sabe que precisa de ajuda, mas não sabe muito bem por onde começar. “Quando explicamos como vai funcionar a governança familiar, os conceitos e os benefícios da adoção, mostramos como a empresa deve ser vista pela família e apontamos como os temas devem ser discutidos, em fóruns específicos, tudo fica mais fácil.”

 

Geovana Donella é conselheira de administração em diversas empresas familiares, entre elas Centro Oncológico de Niterói (CON), One Engenharia e Verbo Comunicação, onde é Presidente do Conselho Consultivo. Geovana é especialista em Governança Corporativa e Gestão de Empresas, atuou como Presidente do Cel Lep, como COO (Chief Operating Officer) do Grupo Multi Holding (atual Pearson) e Superintendente da Alcoa Alumínio. É mentora da Exame PME e Mentora da Liga Empreendedores Insper. Atualmente, é membro da  Comissão de Conselhos de Administração do Instituto de Governança Corporativa – IBGC, e professora convidada de Governança Corporativa e Compliance em vários MBA’s no Brasil. Geovana é bacharel e licenciada em Matemática, pós-graduada em Administração Industrial pela POLI-USP, tem MBA em Gestão de Franquias pela FIA e Conselheira de Administração pelo IBGC.

Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979/ 3666 7981
Daya Lima (11) 98207 5278
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: https://egom.com.br/press-releases/
E-mail: egom@egom.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2022 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?