Com o agendamento da intervenção do Presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva, o especialista em cirurgias de quadril, Cleber Furlan, explica alternativas que existem na medicina e seus benefícios
São Paulo, 27 de setembro de 2023 – Mais de 30 mil próteses de quadril são implantadas anualmente no Brasil e, nos Estados Unidos, são mais de 300 mil ao ano. Nesta sexta (29.09), o Presidente Lula vai passar por um procedimento deste tipo no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. Em meio ao aumento de casos de artroses, a informação torna-se essencial para a busca do melhor tratamento para cada paciente.
A artrose é um desgaste da articulação entre o fêmur e o acetábulo, responsáveis pela ligação da bacia e as pernas, resultando em dores crônicas que impedem movimentos básicos do dia a dia. Segundo Cleber Furlan, ortopedista especializado em cirurgia de quadril, a artrose pode ter diversas origens: “Por exemplo, as pessoas que têm alteração na formação do quadril já na época embrionária nascem com alguma alteração, como uma luxação do quadril, levando a um desgaste precoce”, explica.
Cleber Furlan também associa a incidência às condições pessoais. “Outra forma de desgaste são as doenças adquiridas, como em uma pessoa com intensa atividade física e competitiva, em esportes de alto impacto, como um tenista. Um exemplo foi o que aconteceu com o Gustavo Kuerten, o Guga”.
Por fim, outro fato é a ingestão de álcool e o uso de corticoides em excesso, levando à osteonecrose do fêmur ou a alterações hormonais, causando a osteoporose, com predisposição a fraturas do colo fêmur. “Cirurgias com placa e parafuso, na presença de lesões da cartilagem, bem como o não encaixe correto da chave e fechadura, podem levar a um desgaste ou artrose precoce”, diz o especialista
Para os casos de artrose de quadril, é recomendada a artroplastia de quadril. Segundo Furlan, o processo consiste em fazer um corte da cabeça do fêmur e implantar uma haste dentro do osso, que pode ser uma prótese, uma ferramenta ou um equipamento, além de fazer um novo encaixe da região acetabular:
“Essas são as próteses totais de quadril. As próteses têm as totais, que trocam o fêmur e o acetábulo, ou as parciais, que trocam somente o fêmur e duram menos, em razão do contato do metal com o osso. Além delas, há as próteses de superfície, em que se cobre a cabeça do fêmur em vez de substituí-lo por uma prótese artificial na região”, descreve Furlan.
O especialista em cirurgia de quadril ainda destaca os tipos de próteses que podem estar aderidas aos ossos. “Existem as próteses não-cimentadas – bem parecidas com um implante dentário, quando o osso e o material da prótese se fixam pela biocompatibilidade – e, no caso de uma alteração no osso ou um osso de menor qualidade, as próteses cimentadas, que aplica um anteparo de cimento ortopédico”, detalha Furlan.
Por fim, o médico ortopedista Cleber Furlan cita a cirurgia de quadril como uma cirurgia “consagrada” pelos mais de 70 anos de técnica conhecida e evoluções graduais de novas tecnologias e inovações: “É um procedimento muito tranquilo que dura entre 1 a 2 horas em cirurgias primárias, e cerca de 2 a 3 horas em cirurgias de revisão”, finaliza o doutor.
Em 2020, foram diagnosticadas 595 milhões de pessoas com artrose, e a expectativa é de que, em 2050, o número passe de 1 bilhão, de acordo com estudos do Instituto para Métricas e Avaliação em Saúde (IHME) dos Estados Unidos. O levantamento também afirma que 15% da população mundial acima dos 30 anos já sofre com artrose.
Quem é Cleber Furlan?
Médico ortopedista há mais de 20 anos, o Dr. Cleber Furlan é também Mestre em Ciências da Saúde pela FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e Doutorando em Cirurgia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Furlan é especialista em Cirurgia do Quadril, bem como membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Mais informações em https://www.
Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: www.egom.com.br
E-mail: egom@egom.com.br