Plataforma de certificação da Aneps é baseada em inteligência artificial para melhor aplicabilidade do exame e redução de fraudes

Desde o lançamento de sua certificação para agente de crédito, em 2011, a Aneps (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País)preza pela segurança e confiabilidade de suas provas, a fim de garantir que os resultados das avaliações traduzam o nível de conhecimento e a capacitação técnica dos profissionais que atuam com intermediação de crédito. Não à toa, acaba de adotar um estudo estatístico que usa a Teoria de Resposta ao Item, o chamado TRI, mesmo método usado no ENEM e nos exames estrangeiros para acesso a Universidades nos Estados Unidos, França, Holanda e Coreia do Sul. Uma aplicação inédita no sistema financeiro. 

Com o TRI é possível avaliar os parâmetros de dificuldade, discriminação e chance de acerto ao acaso para cada questão. Por meio de gráficos e indicadores, o Instituto Totum, responsável por aplicar as provas de Certificação Aneps, identifica a probabilidade de acerto para diferentes perfis de candidatos. Assim, uma pessoa sem conhecimento, por exemplo, tem 25% de chance de acertar uma questão ao acaso. A medida em que aumenta a proficiência (capacidade do candidato), a chance de acertar a questão aumenta. Ou seja, quanto maior o conhecimento, maior a chance de acerto da questão. “Isso significa que avaliamos as questões e os exames periodicamente por meio de sistema informatizado, para garantir a confiabilidade da Certificação Aneps”, explica Fernando Giachini Lopes, Diretor do Instituto Totum.

Além das análises estatísticas para manter as questões sempre alinhadas com o propósito do exame de certificação, que é identificar com clareza e certeza o nível de conhecimento do candidato, a Aneps faz uso de alta tecnologia para a montagem das avaliações. Os exames são configurados de forma direcionada, ou seja, se duas pessoas realizam a prova ao mesmo tempo, elas recebem provas inteiramente diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade. Isso acontece porque não há banco de provas, mas sim banco de questões. Atualmente, são mais de 950 questões revisadas periodicamente. “Para se ter ideia, a pergunta sobre novos prazos e taxas de juros do consignado entrou nas provas em menos de 24 horas após a assinatura da Lei, o que permite aos agentes de crédito fazerem a prova mais atualizada possível”, conta Ricardo Villas Bôas, vice-presidente de Certificação da Aneps.

É importante lembrar que as provas de Certificação Aneps são aplicadas de forma remota, por meio de computador, celular ou tablet com acesso à internet, e a plataforma utilizada pela Aneps captura diversas informações durante a sessão de prova, protegendo a certificação contra fraudes e garantindo ao candidato as evidências de sua conduta durante a realização do exame. A Aneps é a única certificadora que realiza auditoria em 100% das provas, em um processo minucioso e aplicado por equipe especializada do Instituto Totum, que é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO no escopo da Norma Internacional de Certificação de Pessoas, a ISO17024 (sob o número OPC 0017), na modalidade “Certificação de Auditores em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)”.

A Certificação de Agentes de Crédito da Aneps aplicou mais de 122 mil provas nos últimos dois anos, uma média de 160 provas por dia. Os números tão expressivos revelam não somente a preferência do mercado, mas também a qualidade e eficiência do exame exigido pelo Banco Central do Brasil. 

A título de conhecimento, a Certificação Profissional do Agente de Crédito foi determinada pela Resolução n.º3954/2011 do Bacen e é obrigatória desde 2013, com o objetivo de mitigar o índice de fraudes, uma vez que toda operação de crédito é atrelada ao número de certificação do profissional que intermediou o contrato entre a instituição financeira e consumidor.

Sobre a Aneps (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País) 

As empresas promotoras de crédito e correspondentes atuam de forma independente como terceirizadas para financiadores ou credores, ou seja, prestam serviços financeiros fora das agências. Estes profissionais realizam recebimentos de pequenas contas, como água, luz, telefone entre outros, e pagamento de 57% dos benefícios sociais, como aposentadoria e Bolsa Família. Segundo o site do Banco Central do Brasil, mais de 374 mil postos de atendimento ao consumidor. Um segmento econômico que gera cerca de 1,7 milhão de postos de trabalho. A Aneps foi criada em 2001 para representar os interesses dessas empresas e obter o reconhecimento como categoria importante na cadeia produtiva. Para mais informações, acesse www.aneps.org.br.

Sobre o Instituto Totum

O Instituto Totum atua como Certificadora junto à ANEPS desde 2011, sendo responsável pelo processo de certificação de Agentes de Crédito que trabalham nos correspondentes. O Instituto Totum é um organismo de Certificação de Pessoas acreditado pelo Órgão Regulador Brasileiro no escopo da ISO17024, e possui uma estrutura de apoio que permite uma avaliação completa e aprofundada das provas aplicadas, além de equipe de pesquisa para revisão contínua do conteúdo dos exames. 

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