Outras 3.031 não dispõem de energia elétrica. Dados fazem parte do Painel de Conectividade nas Escolas, elaborado pela Anatel

Desenvolvido para apoiar a tomada de decisão na definição das escolas que receberão atendimento com projetos de conectividade, o Painel de Conectividade nas Escolas aponta a existência de 138.355 escolas públicas no Brasil, nas esferas municipal, estadual e federal, classificadas em área urbana (86.233 unidades) e rural (52.122 unidades). Do total, 8.365 não têm acesso à internet, 96.192 não dispõem de laboratório de informática e 3.031 não têm energia elétrica.

O trabalho, conduzido pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, revela, ainda, que 439.559 alunos e 32.558 docentes são impactados pela falta de conectividade.

No Painel disponível no site da Anatel são disponibilizadas informações cadastrais das escolas de acordo com o Censo Escolar 2022 do Inep e informações de conectividade oriundas de diferentes fontes, como o Programa WiFi Brasil (Gsac e RNP Conectado) do Ministério das Comunicações e o Programa Banda Larga nas Escolas e atendimento a escolas rurais da Agência, além de pesquisas realizadas pelo Ministério da Educação e pelo Medidor de Velocidade do Nic.Br, bem como informações de infraestrutura.

 

Aprender Conectado

O Gape, por meio da EACE – Entidade Administradora da Conectividade das Escolas, está implantando o projeto Aprender Conectado, que surgiu com o Edital do 5G. O projeto dispõe de recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade a escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais. O Aprender Conectado prevê a oferta de internet de alta velocidade, conexão wi-fi em todo o ambiente escolar e kits de informática (notebooks, chromebooks, telas e projetores) para alunos e professores de todo o Brasil.

Atualmente está em execução a fase piloto do projeto Aprender Conectado em 10 municípios brasileiros, distribuídos entre as cinco regiões do país, atendendo 177 escolas públicas de educação básica. Desse total, 153 (86,6%) instituições de ensino já estão conectadas com velocidades de download que variam de 50 Mbps a 200 Mbps.

Em paralelo à fase piloto, foram iniciadas as vistorias em mais 2.323 escolas públicas das regiões Norte e Nordeste do Brasil, nos estados do Amazonas, Pará e Paraíba. A visita é a primeira etapa para inclusão das escolas no projeto Aprender Conectado.

Mais informações no www.eace.org.br

 

Informações para a imprensa

Egom PR Agency – (11) 3666 7979

Silvana Martinucci (11) 99390 9389

Marcela Matos (11) 98447 1756

Sala de imprensa: www.egom.com.br

E-mail: egom@egom.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?