A Justiça Federal determinou que os bancos mudem as regras para a concessão de empréstimo consignado para aposentados, com o intuito de prevenir fraudes. Agora, para contratar o crédito, os segurados terão que liberar através do aplicativo Meu INSS, por telefone, ou em uma agência.
A medida, no entanto, deverá criar uma indústria paralela para o desbloqueio de empréstimo. “Grande parte dos aposentados não consegue utilizar a tecnologia para o desbloqueio do empréstimo. Nesse cenário, surge um mercado de pessoas ou empresas que vendem este serviço para que o crédito seja liberado, o que também pode abrir margem para outros golpes contra os aposentados e pensionistas”, disse Edison Costa, presidente da Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps).
Saiba mais sobre a Associação Nacional dos Profissionais e das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps)
As empresas promotoras de crédito e correspondentes no país atuam de forma independente como terceirizadas, contratadas pelos bancos e financeiras, para prestar serviços financeiros fora das agências. Estes profissionais são autorizados pelos bancos e financeiras para oferecer empréstimos, financiamentos e recebimentos de pequenas contas, como água, luz, telefone entre outros, além do pagamento de 57% dos benefícios sociais, como aposentadoria e Bolsa Família. Segundo o site do Banco Central do Brasil, existem mais de 374 mil postos de atendimento ao consumidor. Um segmento econômico que gera cerca de 1,7 milhão de postos de trabalho. A Aneps foi criada em 2001 para representar os interesses dessas empresas e obter o reconhecimento como categoria importante na cadeia produtiva. Para mais informações, acesse www.aneps.org.br.
Se houver interesse, o presidente da Aneps, Edison Costa, pode conceder entrevistas para dar mais detalhes sobre o tema.
Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: https://egom.com.br/press-releases/
E-mail: egom@egom.com.br