O desafio é ser operador de prédios sustentáveis para levar aprendizado para os condomínios

A Agência Petrópolis da Auxiliadora Predial em Porto Alegre recebeu a certificação verde LEED na categoria Ouro (LEED Gold 2020). O objetivo de aplicar em uma loja conceito as mais modernas tecnologias voltadas para a sustentabilidade está em promover mudança cultural e se tornar a empresa capaz de levar o conhecimento adquirido para os condomínios administrados e clientes em geral.

“Nosso propósito é experimentar tecnologias, promover mudanças culturais, a fim de sermos cada vez mais capazes de treinar os operadores do condomínios para o uso dos recursos sustentáveis. Cada vez mais o construtor entrega os prédios com tecnologias para proteger o meio ambiente, mas os operadores precisam saber usá-las”, disse Christian Voelcker, vice presidente da Auxiliadora Predial.

A  certificação LEED deriva da sigla em inglês para Leadership in Energy and Environmental Design. Trata-se de um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, usado em 160 países. A Agência Petrópolis foi certificada na categoria Operação e Manutenção, usada para empreendimentos já existentes. A certificação pode ser concedida nas categorias básica, prata, ouro e platinum. Sempre de acordo com a pontuação obtida pelo empreendimento na avaliação do órgão certificador.

Na Agência Petrópolis, onde fica normalmente grande parte da equipe comercial,  Auxiliadora Serviços, entre outros, uma série de adaptações foi feita para reduzir o consumo de energia e a produção de lixo. O prédio conta com duplo envidraçamento, com espaço de 60 cm entre os dois vidros, o que garante isolamento térmico e acústico. A qualidade do ar no ambiente interno é garantida com o uso de filtros que promovem a troca total do ar três vezes a cada hora, desde que o ambiente esteja sendo usado. Para isso há também um sensor de CO2.

O edifício ganhou também placas fotovoltaicas para captação de energia solar, e uma tomada para recarga de veículos com a energia captada. Automação também garante economia de energia, luzes só são acesas se houver pessoas. “Todo o processo de automação e certificação foi de muito aprendizado e mudança. Pessoas que trabalham no prédio mudaram de hábitos, algumas deixaram até de fumar”, disse Voelcker.

Um outro empreendimento da Auxiliadora Predial, o edifício Eolis, situado na avenida Carlos Gomes, também recebeu uma certificação verde há alguns anos. Foi o selo AQUA da Fundação Vanzolini por uma série de requisitos sustentáveis previstos no projeto, em especial um gerador de energia eólica instalado no prédio. Na época, em 2012, foi o primeiro prédio já em operação a receber a certificação AQUA.

Saiba mais sobre a Auxiliadora Predial 

É uma empresa com a maior estrutura de gestão condominial e negócios imobiliários do Brasil. Está presente nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, atuando nas áreas de aluguéis e franquias, condomínios, serviços, corretora de seguros e vendas de imóveis. Fundada em 1931, possui hoje na área de locação 9 mil imóveis ocupados e um patrimônio administrado de R$ 3 bilhões.  Em gerenciamento de condomínios são 3.400 condomínios administrados, totalizando 250 mil unidades administradas e 850 mil moradores.  A Auxiliadora Predial conta com o maior estoque de imóveis para venda no Sul do país, 50 mil imóveis, incluindo apartamentos, casas e terrenos, e conta com um time com mais de 500 corretores, divididos em cinco agências próprias e 25 agências franqueadas.  A Auxiliadora Predial administra hoje bens de 350 mil clientes, totalizando R$ 55 bilhões de patrimônio administrado. Em toda a empresa, são mais de 1.000 colaboradores.  Mais informações em www.auxiliadorapredial.com.br.

Informações para a imprensa

Egom PR Agency – (11) 3666 7979/ 3666 7981

Daya Lima (11) 98207 5278

Marcela Matos (11) 98447 1756

Sala de imprensa: www.egom.com.br 

E-mail: egom@egom.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2020 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?