Envelhecimento da população requer maiores cuidados ao quadril de idosos
Segundo os novos dados do Censo 2022, a população brasileira está mais velha do que em todos os outros anos de pesquisa. Dos 203,1 milhões de brasileiros, são mais de 22 milhões (10,9%) acima dos 64 anos – é o maior percentual desde o primeiro recenseamento realizado no Brasil, em 1872. A nível de comparação, o índice de idosos no país supera o número total de habitantes de Minas Gerais (20,5 milhões), o segundo estado mais populoso.
Diante disso, o médico ortopedista Cleber Furlan aponta os benefícios de cuidar da saúde do quadril antes que se torne uma necessidade. Conforme a idade avança, o corpo apresenta um desgaste das articulações e exige um cuidado maior quanto à postura e aos exercícios contínuos, como tarefas domésticas e atividades físicas intensas.
Uma vez identificadas dores constantes, incapacidade funcional e dificuldade de cumprir tarefas básicas do dia a dia, a melhor opção é buscar o procedimento cirúrgico. Entretanto, existem outros tratamentos possíveis para o alívio de sintomas menos graves, conforme pode explicar o especialista, e exercícios de adaptação ao corpo em estágio de envelhecimento. A idade não precisa ser um obstáculo para a saúde.
Importante: O especialista se disponibiliza a explicar de forma didática, com mais detalhes e exemplos, as causas, sintomas e opções de tratamento às condições indicadas na pauta.
Cleber Furlan é médico especializado em Ortopedia, Mestre em Ciências da Saúde pela FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e Doutorando em Cirurgia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), bem como membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Mais informações em https://www.
Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: www.egom.com.br
E-mail: egom@egom.com.br