Grandes frotistas deverão puxar a demanda para implementos em 2022, antecipando-se à renovação da frota para atender à nova legislação. Movimento é comum quando há mudança desse tipo para evitar comprar veículos no período de introdução da nova norma
O setor de implementos rodoviários – fabricantes de complementos que ampliam a capacidade de transporte dos veículos -, deverá ter um aumento nas entregas este ano em função da implementação da nova legislação para os caminhões.
“Os grandes frotistas deverão puxar a demanda por implementos rodoviários em 2022, com o objetivo de renovar as frotas dos caminhões às vésperas da implementação da Euro 6, sistema que regulamenta a emissão de poluentes”, afirma Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK, empresa de soluções sobre rodas e implementos para o segmento leve.
Isso acontece porque os grandes frotistas preferem evitar a compra no período imediatamente depois da mudança na norma, fugindo de eventuais problemas de ajuste, manutenção etc. Preferem antecipar as compras, o que causa um movimento maior que o normal no mercado.
A mudança tem como foco a sustentabilidade. Trata-se do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) P8, o equivalente à chamada Euro 6, vigente na Europa desde 2014. Ambas as normas são um conjunto de regras que visam reduzir a emissão de poluentes por veículos com motores movidos a diesel.
O Proconve P8 foi instituído por meio da Resolução n.º 490, de 16 de novembro de 2018. Desde 1.º de janeiro de 2022, conforme prevê a resolução, começaram as homologações de novos modelos de veículos, que nunca obtiveram Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor – LCVM. A partir de 1º de janeiro 2023, a determinação será estendida para os demais veículos abrangidos pelo Proconve P8.
As montadoras já se prepararam para atender à nova legislação. No entanto, a redução de gases poluentes também depende da renovação da frota, uma questão fundamental para que o país avance nas iniciativas ambientais.
Além disso, outras tecnologias está sendo usadas para reduzir a emissão de poluentes. Recentemente, a empresa fechou uma parceria com a Jac Motors para colocar implementos rodoviários, como baú lonado, baú de alumínio e carroceria isotérmica em um caminhão 100% elétrico. É o único veículo disponível em larga escala para transporte em centros urbanos. Além de ser sustentável ecologicamente (por não ter motor movido a combustão), o veículo tem manutenção mais simples.
Euro 6
A norma é uma sucessora da Euro 5, norma que ainda serve de base para a regulamentação brasileira – chamada de PROCONVE P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). A Euro 6 exige que veículos com motores diesel combinem dois sistemas de redução de poluentes: Redução Catalítica Seletiva (SCR) e a Recirculação de Gases da Exaustão (EGR). No Brasil, foi necessária uma adequação à norma, pois a versão europeia encontraria dificuldades de ser implementada, principalmente no que diz respeito à tecnologia e performance dos motores.
Sobre a 4TRUCK
Fundada em 2012, a 4TRUCK é uma empresa de soluções sobre rodas para caminhões e camionetes da linha sobre chassi. Desenvolve e produz baús de alumínio (carga seca, revestidos e isotérmicos), baús lonados (sider) e carrocerias metálicas para o transporte de cargas, além de projetos customizados para atender necessidades específicas de seus clientes. Possui unidade de serviços para manutenção de frotas multimarcas de equipamentos.
A empresa está sediada numa área de 15.000 m² às margens do KM 208 da Via Dutra (Guarulhos/SP), entre as rodovias Dutra e Ayrton Senna e próxima da Marginal Tietê e Fernão Dias. Tem estrutura fabril completa, projetos e processos otimizados, além de um time experiente e bem treinado. Em 2022, a 4TRUCK completa 10 anos de atividade.
Para mais informações, acesse www.4truck.com.br
Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: https://egom.com.br/press-releases/
E-mail: egom@egom.com.br