Os navios terão motores bicombustíveis que podem usar gás natural liquefeito (GNL). As entregas estão previstas para o início de 2024. Investimento foi feito com base no financiamento verde em linha com os Princípios do Empréstimo Verde da Associação do Mercado de Empréstimos
A Hapag-Lloyd contratou o estaleiro sul-coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering para construir seis navios, cada um com uma capacidade de mais de 23.500 TEU. A empresa de transporte marítimo de contêineres já havia feito um pedido de seis navios do mesmo tamanho no final de 2020. Assim, a frota será expandida para 12 navios de 23.500+ TEU no total.
Os grandes navios porta-contêineres serão equipados com um motor bicombustível de alta pressão de última geração, que será extremamente eficiente em termos de combustível. Seu motor funcionará com GNL, mas os navios também terão capacidade de tanque suficiente para operar com combustível convencional caso haja a necessidade. A Hapag-Lloyd está se concentrando no gás natural liquefeito como uma solução de médio prazo, pois reduz as emissões de CO2 em cerca de 15% a 25%. Já as emissões de dióxido de enxofre e outras partículas em mais de 90%. Hoje, o Fossil LNG é o combustível mais promissor para se atingir o nível de emissões zero. A meta de médio prazo é ter navios que operem de forma neutra para o clima usando gás natural sintético (SNG).
Os seis navios adicionais foram financiados por meio de um empréstimo verde, no valor de US$ 852 milhões, com vencimento em 12 anos a partir da data de entrega. A transação foi concluída de acordo com os Princípios do Empréstimo Verde da Associação do Mercado de Empréstimos (LMA). A transação foi aprovada por um especialista independente na forma de uma opinião secundária da DNV. A linha de crédito está sendo apoiada pela Korea Trade Insurance Corporation (K-SURE), e o consórcio possui a participação de 10 bancos.
“Com este investimento em novas construções adicionais, queremos dar mais um passo na modernização contínua de nossa frota – em termos de tamanho de navio e sustentabilidade”, disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd. “Ao mesmo tempo, queremos atender à demanda persistentemente alta e reduzir nossos custos com slots”.
Os navios serão implantados nas rotas Europa-Extremo Oriente como parte da THE Alliance e, assim, aumentarão significativamente a competitividade da Hapag-Lloyd neste comércio.
Sobre a Hapag-Lloyd
Com uma frota de 241 navios porta-contêineres modernos e uma capacidade total de transporte de 1,7 milhão de TEU, a Hapag-Lloyd é uma das principais empresas de transporte marítimo de linha do mundo. A empresa possui cerca de 13.300 funcionários e 395 escritórios em 131 países. A Hapag-Lloyd tem uma capacidade de contêineres de aproximadamente 2,8 milhões de TEU – incluindo uma das maiores e mais modernas frotas de contêineres reefer. Um total de 121 serviços de linha em todo o mundo garantem conexões rápidas e confiáveis ??entre mais de 600 portas em todos os continentes. A Hapag-Lloyd é uma das operadoras líderes nos negócios Transatlântico, Oriente Médio, América Latina e Intra-América. Mais informações em https://www.hapag-lloyd.com/
Informações para a imprensa
Egom PR Agency
(11) 3666 7979
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: www.egom.com.br
e-mail: egom@egom.com.br