Egom

Escândalo do Facebook acende alerta amarelo para risco de vazamento de dados em empresas do mundo todo

Escândalo do Facebook acende alerta amarelo para risco de vazamento de dados em empresas do mundo todo

Criar uma Política de Dados é essencial para evitar situações deste tipo e está prevista nos programas de Governança Corporativa

A grande crise envolvendo o Facebook e o vazamento de dados de milhões de usuários em todo o mundo acendeu o alerta amarelo de todas as empresas a respeito do risco que o manuseio e armazenamento de dados envolvem. A saída, na visão de Geovana Donella, Conselheira de Administração, e especialista em Governança Corporativa, está na criação de uma Política de Dados, algo previsto, aliás, em um programa de Governança Corporativa.

De acordo com Geovana, a Política de Dados de uma empresa estabelece os conceitos, as diretrizes e os procedimentos para regulamentar a sistemática de Gestão de Dados, visando a proteção dos dados em relação à  integridade, confidencialidade e disponibilidade. E ainda orienta  o gestor da informação sobre o controle e a proteção dos arquivos e das informações contra a destruição, a modificação, a divulgação indevida e os acessos não autorizados, sejam acidentais ou intencionais. Exatamente o que causou a grande crise do Facebook.

“É com uma Política de Dados que a empresa define, por exemplo, os tipos de informação que possui, se são públicas, sigilosas ou reservadas; e mais que isso, como serão geridas estas informações, etapa por etapa, analisando os processos e cuidando para minimizar os riscos”, explica a Conselheira de Administração.

A saída para minimizar os riscos de vazamento de dados e as sérias consequências do problema para a reputação da empresa  passa por uma cultura de Governança Corporativa porque toda empresa é um ecossistema, deve ser olhada como um todo, não apenas partes isoladas. Geovana é Conselheira de Administração de várias empresas, entre outras da Merheje, empresa líder em fabricação de itens para cuidados pessoais. Também já foi superintendente de grandes grupos como Alcoa e ainda COO do Grupo Multi (Pearson) e CEO do Cel-Lep.

Para a Conselheira,  pouco a pouco, empresas de médio e grande porte estão abrindo os olhos para a importância de olhar a gestão como um todo. “E isso se deve à disseminação do conceito de Governança Corporativa como parte integrante do processo de gestão de uma empresa, não algo complementar ou opcional”, explicou a especialista.

Geovana Donella é conselheira de administração em diversas empresas familiares, entre elas Merheje, SUHAI Seguros, Grupo QG, Centro Oncológico de Niterói (CON) e Verbo Comunicação, onde é Presidente do Conselho Consultivo. Geovana é especialista em Governança Corporativa e Gestão de Empresas, atuou como Presidente do Cel Lep, como COO (Chief Operating Officer) do Grupo Multi Holding (atual Pearson) e Superintendente da Alcoa Alumínio. É mentora da Exame PME e Mentora da Liga Empreendedores Insper. Atualmente, é membro da  Comissão de Conselhos de Administração do Instituto de Governança Corporativa – IBGC, e professora convidada de Governança Corporativa e Compliance em vários MBA’s no Brasil. Geovana é bacharel e licenciada em Matemática, pós-graduada em Administração Industrial pela POLI-USP, tem MBA em Gestão de Franquias pela FIA e Conselheira de Administração pelo IBGC.


Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979/ 3666 7981
Daya Lima (11) 98207 5278
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: https://egom.com.br/press-releases/
E-mail: egom@egom.com.br

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Alameda Olga, 288 – Sala 74
Barra Funda, São Paulo – SP CEP: 01155-040

(11) 3666 7979 r.1010

©2025 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing