A comunicação é indelegável

A comunicação é indelegável Algumas áreas de uma corporação são indelegáveis. É possível contar com um time de profissionais de altíssimo nível, mas o CEO, o presidente ou o fundador da empresa  – independentemente do porte – deve acompanhar de perto cada passo, cada movimento estratégico. E a comunicação é uma destas áreas. Certo dia, ouvi o dono de uma empresa dizer que ia demitir todo mundo, romper contrato com a agência de publicidade porque ninguém entendia o que ele queria. Fiquei me perguntando se ele percebia o que estava dizendo, pois se ninguém o entendia, muito provavelmente é porque não estava expressando bem o que queria. O mais alto gestor precisa deixar bem claro ao time de comunicação onde a empresa está e para onde deseja ir. Só assim é possível trabalhar na direção correta. É muito comum um negócio existir mais fortemente na cabeça do idealizador, é ele quem melhor comanda e mais profundamente conhece os desafios e as estratégias para alcançar o sucesso. Então, ninguém melhor que este executivo para orientar o que precisa ser feito na área de comunicação. Vejam que falamos em orientar, porque a partir deste desenho inicial do projeto de comunicação entram em cena outros recursos que vão ajudar a entender o cenário e as perspectivas para atingir o sucesso. São eles a pesquisa, inteligência de mercado, análise de imagem e muitos outros. Mas quando a comunicação não está estrategicamente alinhada com os objetivos de uma corporação ela se torna pouco ou nada útil. Pois não vai colaborar para o sucesso da empresa e, ao contrário, vai causar frustração e despesas desnecessárias. Já bem alinhada com as estratégias e objetivos da empresa a comunicação é uma ferramenta poderosíssima, ajuda a marca a se tornar mais conhecida, apresenta os diferenciais, ajudando no posicionamento adequado,  e leva informação aos públicos de interesse mais relevantes (os stakeholders).  Para que isso aconteça, o mais alto comando da empresa precisa se envolver diretamente com a comunicação, abrir as estratégias da empresa, as vulnerabilidades e traçar a quatro mãos um plano de comunicação que vai contribuir efetivamente com os resultados da companhia. Aqueles que experimentaram fazer isso estão colhendo os frutos e deixando a concorrência para trás.

A informação que faz a diferença

A informação que faz a diferença No mundo moderno, a velocidade da informação nos atropela todos os dias. Há sempre algo acontecendo, uma novidade, uma nova empresa que chega ao mercado, uma mudança na legislação que vai impactar significativamente. Não é fácil acompanhar tudo isso, embora a gente saiba que é essencial. Pois nada pode ser pior que boiar numa rodinha de profissionais ou ficar sem assunto diante de um cliente ou um parceiro. Estar bem informado sempre faz toda diferença. O grande dilema é sempre o tempo necessário para ir em busca da informação. Leitura de jornais todos os dias, acompanhamento das revistas e portais especializados e tudo mais. Na rotina, somos engolidos por dezenas de e-mails, reuniões, telefonemas, mensagens de whatsapp e redes sociais. Sobra pouco tempo para nos mantermos em dia com as informações do segmento em que atuamos. Por tudo isso, muitos executivos têm lançado mão de uma outra ferramenta para se manterem atualizados. Eles contam com monitoramento de mídia. Uma equipe de profissionais de comunicação que diariamente lê e seleciona as notícias que são do interesse deste profissional e de sua equipe. Cruzando informações de mercado, dos concorrentes e até de potenciais clientes, dependendo da área de atuação. Assim, é fácil se manter em dia e participar de maneira efetiva de reuniões, bate-papos e troca de ideias. Com as notícias pré-selecionadas todos os dias na sua caixa postal, é possível se atualizar em poucos minutos, pelo celular, por exemplo. Sem perder tempo e sem ficar de fora de nenhum assunto relevante. A comodidade de contar com alguém para ler as notícias para você custa muito menos do que se imagina. Isso porque o tempo de um executivo é muito valioso e estar bem informado faz toda a diferença. Quem tem informação nas mãos, chega primeiro e vai muito mais longe.

Por que devo me relacionar com a imprensa?

Por que devo me relacionar com a imprensa? Muitas empresas ainda se perguntam se devem investir em um relacionamento com a imprensa e, em alguns casos, adiam esta decisão por meses, anos. Como se estar na mídia não fosse importante para o sucesso dos negócios. O questionamento reaparece quando os mais altos executivos da empresa abrem um jornal ou uma revista e se deparam com a concorrência estampada, servindo de fonte de informação aos profissionais de imprensa. Nada pode ser mais frustrante. Para deixar para trás este cenário e tomar a frente nos mercados em que atua, o mais alto executivo de uma corporação deve ter em mente que contar com um bom suporte na área de assessoria de imprensa, ou public relations, como se diz no mundo todo, é básico. É essencial. E não adianta apenas contratar um funcionário, montar uma equipe ou até mesmo selecionar uma empresa especializada no mercado. Os executivos da empresa precisam estar alinhados com o trabalho de relacionamento com a imprensa, compartilhando os objetivos da corporação e ajudando a alimentar os jornalistas com notícias, pontos de vista diferenciados e novidades que vão fazer a empresa se tornar referência na área em que atua. O maior objetivo de um trabalho de relacionamento com a imprensa é fazer com que a empresa e seus principais executivos sejam fonte de informação para a imprensa regularmente. Passem a ser procurados para entrevistas, artigos e depoimentos justamente por serem portadores de novidades, olhares críticos e opiniões que vão direcionar o segmento. Se relacionar com a imprensa é o único caminho para ganhar credibilidade. O trabalho de profissionais especializados vai levar a sua empresa ocupar espaços nobres na mídia, formar opinião do mercado e construir o caminho da liderança. Já pensou sobre isso? Sua empresa está aproveitando estas oportunidades que estão aí à disposição? Veja mais em https://egom.com.br/assessoria-de-imprensa/   Você pode gostar de saber também https://exame.abril.com.br/brasil/brasil-e-o-2o-pais-do-mundo-que-mais-confia-na-midia-diz-estudo/ https://www.infomoney.com.br/mercados/na-real/noticia/7017516/dicas-para-escolher-uma-assessoria-imprensa

Fale Conosco

Alameda Olga, 288 – Sala 74
Barra Funda, São Paulo – SP CEP: 01155-040

(11) 3666 7979 r.1010

©2025 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing