Cresce interesse das mulheres executivas pela oportunidade de se tornar Conselheira de Administração de empresas

Apenas cerca de 7% das cadeiras dos conselhos de administração de empresas são ocupadas por mulheres no Brasil. “No mundo inteiro, tem crescido a presença feminina nos Conselhos de Administração, alguns países como Portugal, criaram cotas mínimas”, diz Geovana Donella, professora convidada do curso e Conselheira de Administração de várias empresas

De olho na oportunidade de uma carreira diferenciada na maturidade, mulheres executivas estão apostando na possibilidade de se tornarem Conselheiras de Administração de empresas. Para isso, muitas estão buscando formação complementar para atuar na área. A Saint Paul Escola de Negócios, sempre atenta às tendências de mercado, foi pioneira na criação de um curso intitulado ‘Advanced Boardroom Program for Women (ABP-W)’, que já está em sua terceira turma com lista de espera.

“Temos visto no mundo inteiro um movimento para o aumento da presença feminina na gestão das empresas por uma razão simples: a performance da empresa melhora significativamente”, disse Geovana Donella, conselheira de várias empresas familiares, entre elas a Merheje, e especialista em Governança Corporativa. Geovana é uma das professoras convidadas do programa da Saint Paul Escola de Negócios.

Recentemente, o debate foi reaberto como uma decisão em Portugal que, até o início de 2020, deverá ter 33,3% dos integrantes de conselhos do sexo feminino. Geovana lembra que a deliberação atinge apenas as companhias com capital aberto.

Para Christiane Aché, diretora de pós-MBA da Saint Paul, a expectativa é de que a questão das cotas para mulheres em Conselhos saia logo, o que impacta na elevada procura pelo curso. “Temos entre as alunas três perfis definidos: as que são herdeiras, as que interagem com conselhos e as que querem se tornar conselheiras no curto ou médio prazo”, destaca Christiane, que acaba de retornar ao Brasil com grupo de alunas de um dos módulos internacionais do curso.

O programa Advanced Boardroom Program for Women (ABP-W) da Saint Paul, com duração de 13 meses, objetiva desenvolver tanto o lado estratégico como comportamental das executivas. Busca também formar conselheiras de administração, ou membros em Comitês que apoiam o Conselho de Administração, como as áreas de gestão de riscos e auditoria, pessoas, estratégica, inovação, entre outros. E ainda oferece conhecimento aprofundado e integrado em governança corporativa, gestão de riscos e compliance.

No Brasil, do total de cadeiras em conselho existentes, apenas 7% são ocupadas por mulheres. Se forem excluídas as acionistas, o percentual cai para 3%. Em uma empresa, independente do porte ou da área de negócios, o papel do conselho é ser o guardião da empresa. Na prática, ele ajuda a companhia a ter um olhar estratégico de curto, médio e longo prazo, além de fazer a estratégia, monitorar e incentivar a empresa com boas práticas de governança.

Em geral, os conselhos podem ser consultivos ou administrativos: os administrativos incluem responsabilidade fiduciária aos conselheiros, sendo muito usados nas companhias abertas, e os consultivos não. Geralmente, os conselhos consultivos têm formação mais diversa e reuniões mais curtas, 4 horas, a cada mês. E mais, exibem uma formação mais diversa, devendo abrir para profissionais com especialização nas áreas de finanças, tributação, governança corporativa, inovação e jurídica, entre outros.

Se houver interesse no assunto, Geovana Donella está à disposição para entrevistas e ainda podemos indicar empresas com conselhos constituídos para colaborar com a pauta.

Geovana Donella é conselheira de administração em diversas empresas familiares, entre elas Merheje, SUHAI Seguros, Grupo QG, Centro Oncológico de Niterói (CON) e Verbo Comunicação, onde é Presidente do Conselho Consultivo. Geovana é especialista em Governança Corporativa e Gestão de Empresas, atuou como Presidente do Cel Lep, como COO (Chief Operating Officer) do Grupo Multi Holding (atual Pearson) e Superintendente da Alcoa Alumínio. É mentora da Exame PME e Mentora da Liga Empreendedores Insper. Atualmente, é membro da  Comissão de Conselhos de Administração do Instituto de Governança Corporativa – IBGC, e professora convidada de Governança Corporativa e Compliance em vários MBA’s no Brasil. Geovana é bacharel e licenciada em Matemática, pós-graduada em Administração Industrial pela POLI-USP, tem MBA em Gestão de Franquias pela FIA e Conselheira de Administração pelo IBGC.

Informações para a imprensa

Egom PR Agency – (11) 3666 7979/ 3666 7981

Daya Lima (11) 98207 5278

Marcela Matos (11) 98447 1756

Sala de imprensa: https://egom.com.br/press-releases/

E-mail: egom@egom.com.br

Visite a Egom PR Agency no Facebook!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Egom Consultoria de Comunicação e Marketing

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?