Fotos em alta da entrega: https://flic.kr/s/aHsmGiQN58

Fotos em alta da aeronave: https://flic.kr/s/aHsmG4quqP

A aeronave entra em fase de testes em voo nas próximas semanas e já tem três unidades vendidas (slots). O processo de certificação começa no ano que vem

João Felipe Miranda Demito, do Tocantins, comprador de uma aeronave Cygnus foi homenageado pela Octans Aircraft durante a Labace 2019. Ele recebeu uma placa feita com o mesmo material da fuselagem da nova aeronave. O Cygnus foi apresentado pela primeira vez ao mercado na semana passada,  durante o maior evento de aviação executiva da América Latina. Até agora, 3 aeronaves (slots) já foram vendidas.

O Cygnus é um monomotor com capacidade para 5 pessoas, foi todo desenvolvido e está sendo produzido na fábrica em São João da Boa Vista (215 km de São Paulo).  A fase de ensaios em voo tem início neste segundo semestre e a certificação, no ano que vem. As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2020.

O novo modelo possui estrutura metálica, asa alta cantilever, trem de pouso triciclo fixo, VRF noturno e IFR, painel digital Garmin touch screen, ar condicionado, cintos com airbags e interior de alto padrão.  A nova aeronave vai sair da fábrica equipada com motor Lycoming IO-540 300hp e hélice Hartzell tripá metálica.

A aeronave foi desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part23.e a campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos começa em 2020, em linha com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Em termos de conforto interno, o Cygnus foi desenvolvido para oferecer uma experiência única ao usuário. O interior foi desenhado pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design e Fabricado pela F/LIST, sediada na Áustria. Entre os diferenciais, versões exclusivas com acabamento em madeira e carbono, amplo espaço para cinco ocupantes, assentos em couro com ajustes e reclínio, apoios de braço escamoteáveis, cintos com airbag, entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para laptops e smartphones.

No quesito aviônicos, o Cygnus é equipado com visores de voo avançados com GPS VRF WASS integrado, display de voo principal (PFD) e multifuncional (MFD), além de display opcional e sistema de indicação de motor (EIS) altamente configurável, interface touch screen e telas em tamanho 10,6 polegadas.

Saiba mais sobre a Octans Aircraft

Fundada em 2002, sob o nome de INPAER, a empresa já produziu e entregou 240 aeronaves experimentais. Em 2012, foi transferida para a cidade de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, e, com a entrada de novos sócios, passou por um processo de transformação, com o objetivo de migrar para o mercado de aeronaves certificadas, com foco nos mercados brasileiro e internacional. De lá para cá foram investidos R$ 80 milhões.  Mais informações em http://www.octansaircraft.com/

Cygnus

Performance 

Velocidade de Cruzeiro: 160 ktas

Velocidade de Estol: 60 ktas

Autonomia: 06h00

Alcance: 1780 km

Decolagem: 450 m

Dimensões

Comprimento: 9.40 m

Altura: 3.10 m

Envergadura: 12.20 m

Motor e hélice

Motor: Lycoming IO-540 300hp

Hélice: Hartzell tripá metálica

Informações para a imprensa

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